Tem Início Agendamento para Vacinação de Profissionais de Aeroporto
O agendamento para vacinação dos trabalhadores do Aeroporto Internacional de Viracopos contra a Covid-19 começa nesta sexta-feira, 28 de maio, às 15h. A vacinação terá início neste sábado, dia 29 de maio, e segue até quarta-feira, dia 2 de junho, das 7h às 19h, no Corredor do Edifício Garagem (antiga sala dos Correios, no Piso 1) no Aeroporto de Viracopos. A Campanha será realizada pela Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A, e segue o Programa Nacional de Imunização e os planos estadual e municipal. Serão 7 mil vagas no total. Apenas pessoas credenciadas e agendadas terão acesso ao local de vacinação.
Segundo a Articuladora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zuiani Zocolotti, essa campanha atende a uma urgência sanitária da categoria. “A vacinação é uma das medidas fundamentais para contribuir no controle da pandemia, diminuindo o número de pessoas suscetíveis à doença e de casos graves. Esses profissionais estão na linha de frente ao atendimento dos passageiros do transporte aéreo e estão mais expostos a infeção pelo novo coronavírus”, explicou.
Serão vacinados, nesta primeira fase, os profissionais aeroporturários, aeroviários e aeronautas, que atuam na linha de frente de atendimento e nas operações com passageiros de acordo com a disponibilidade de doses. São funcionários que atuam nas seguintes áreas: administração aeroportuária, empresas de limpeza e sanitização, empresas aéreas de passageiros nacionais (equipe de solo, tripulantes e comissários baseados em Viracopos), empresas de handling, catering, vigilância, serviços auxiliares de transportes aéreos (Esatas), órgãos públicos que ainda não foram vacinados por campanhas específicas, lojas e restaurantes, assim como locadoras de veículos.
A relação dos trabalhadores foi informada com base nas credenciais ativas no Aeroporto e também pelas empresas aéreas nacionais que operam no local.
Orientação para os profissionais
Quem estiver dentro dos critérios para se vacinar deve fazer o pré-cadastro no site Vacina Já do Governo de São Paulo www.vacinaja.sp.gov.br, clicando em “População Geral” e, em seguida, fazer o agendamento do horário no site vacina.campinas.sp.gov.br. A concessionária divulgou no próprio site a listagem dos profissionais que podem tomar a vacina https://www.viracopos.com/pt_br/institucional/vacinacao-viracopos.htm. Trabalhadores sem agendamento ou que não estiverem na base informada por Viracopos não serão vacinados. A credencial válida deve ser apresentada como comprovação no momento da vacinação, junto a um documento de identidade com foto e CPF e comprovante do agendamento.
Os funcionários do aeroporto que não forem contemplados nessa fase inicial, devem acompanhar a programação de suas cidades. Aqueles que já atendem os critérios de vacinação dos grupos prioritários de seus municípios (moradores de Campinas podem conferir os grupos contemplados no site vacina.campinas.sp.gov.br) devem fazer a vacinação nos Centros de Imunização locais. Não serão aplicadas segundas doses de outros públicos no Aeroporto. A concessionária estima que o número de doses seja suficiente para vacinar a comunidade aeroportuária, uma vez que parte dos profissionais já foi vacinada por pertencer a grupos já contemplados na Campanha de Vacinação contra a Covid-19.
Gestantes desse grupo não devem fazer o agendamento. Nestes casos, é necessário enviar um e-mail informando estar gestante junto com o nome completo e CPF para [email protected].
A campanha de vacinação contra a Covid-19 realizada pela Secretaria de Saúde de Campinas em parceria com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A imunizou 6.855 trabalhadores do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A imunização com a vacina AstraZeneca foi efetuada no próprio aeroporto e teve início em 29 de maio, terminando na noite da última quinta-feira, 3 de junho.
A meta era imunizar profissionais aeroportuários, aeroviários e aeronautas, que estão na linha de frente de atendimento nas operações com passageiros. O próximo passo será a imunização das grávidas que atuam no aeroporto. Elas receberão a vacina CoronaVac, por questões de saúde, em um centro de imunização a ser divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Saúde e pela administração de Viracopos.
Quem faltou ou perdeu o agendamento da vacina na data da ação poderá fazer o reagendamento para receber a vacina nos centros de imunização.
A campanha de vacinação seguiu o Programa Nacional de Imunização e os planos estadual e municipal e atende a uma urgência sanitária da categoria, uma vez que esses profissionais estão na linha de frente ao atendimento dos passageiros do transporte aéreo e estão mais expostos a infecção pelo novo coronavírus.
Foram vacinados os profissionais aeroportuários, aeroviários e aeronautas, que atuam nas áreas: de administração aeroportuária, empresas de limpeza e sanitização, empresas aéreas de passageiros nacionais (equipe de solo, tripulantes e comissários baseados em Viracopos), empresas de handling, catering, vigilância, serviços auxiliares de transportes aéreos (Esatas), órgãos públicos que ainda não foram vacinados por campanhas específicas, lojas e restaurantes, assim como locadoras de veículos.
Os funcionários do aeroporto que não foram contemplados nessa fase inicial devem acompanhar a programação de suas cidades. Aqueles que já atendem os critérios de vacinação dos grupos prioritários de seus municípios (moradores de Campinas podem conferir os grupos contemplados