Conheça Campinas
A cidade que aniversaria em 14 de julho, hoje com 1.204.073 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na manhã de quarta-feira (28/08/2019).
Campinas é a 14ª maior cidade do país., surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Localizado às margens de uma trilha aberta por paulistas do Planalto de Piratininga, entre 1721 e 1730, trilha que seguia em direção às recém-descobertas minas dos Goiases, o povoamento do “Bairro Rural do Mato Grosso” teve início com a chegada de um pouso de tropeiros nas proximidades da “Estrada dos Goiases”. Isso impulsionou o desenvolvimento de várias atividades de abastecimento e promoveu uma maior concentração populacional. No mesmo período, ganhava forma também uma outra dinâmica econômica, política e social na região, associada à chegada de fazendeiros procedentes de Itu, Porto Feliz, Taubaté, entre outras, Estes fazendeiros buscavam terras para instalar lavouras de cana e engenhos de açúcar, utilizando-se de mão-de-obra escrava. Foi por conta dos interesses destes fazendeiros e do Governo da Capitania de São Paulo que o Bairro Rural do Mato Grosso foi transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (1774), depois em Vila de São Carlos (1797), e, finalmente, em Cidade de Campinas (1842).
Torre do Castelo
A torre do bairro Castelo, localizada na Praça 23 de Outubro, foi construída entre o final da década de 1930 e o começo da década de 40. A torre está situada a aproximadamente 735 metros de altitude, e é um dos pontos mais altos do perímetro urbano, além também de possuir em seu topo um mirante que permite uma ampla visão de 360 graus de praticamente toda área urbana de Campinas.
Estação Cultura
A antiga “Estação da Paulista” (1872) abriga hoje a sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o Centro Profissionalizante (Ceprocamp) e a Escola Municipal de Cultura e Artes. O local atuou como entroncamento de diversas ferrovias (Paulista, Mogiana, Sorocabana e Ramal Férreo Campineiro), articulando o trânsito de passageiros e carga entre a capital e o interior do Estado. A viagem inaugural entre Jundiaí e Campinas ocorreu em 11 de agosto de 1872. Futuramente a Estação Cultura vai ser ponto de partida do TAV- Trem de Alta Velocidade, que ligará Campinas- São Paulo – Rio de janeiro.
Catedral Metropolitana
A antiga “Estação da Paulista” (1872) abriga hoje a sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o Centro Profissionalizante (Ceprocamp) e a Escola Municipal de Cultura e Artes. O local atuou como entroncamento de diversas ferrovias (Paulista, Mogiana, Sorocabana e Ramal Férreo Campineiro), articulando o trânsito de passageiros e carga entre a capital e o interior do Estado. A viagem inaugural entre Jundiaí e Campinas ocorreu em 11 de agosto de 1872. Futuramente a Estação Cultura vai ser ponto de partida do TAV- Trem de Alta Velocidade, que ligará Campinas- São Paulo – Rio de janeiro.
Parque Portugal
A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” é um dos principais espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado, a histórica Fazenda Taquaral – com 33 alqueires de área – foi transformado em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. A área reúne uma ampla variedade de espaços recreativos, esportivos e culturais.
Prédio do Jockey Clube
O Jockey Clube Campineiro é uma instituição centenária que remota ao período áureo do café. Sua sede foi inaugurada em 1925. O Jockey foi palco de festas, recitais de piano, violino e canto das famílias mais ricas da cidade. Sua arquitetura com fachadas e decoração interior inspirados nos palacetes parisienses do final do século 18, adota um estilo muito utilizado durante a década de 20.
Mercado Municipal
O Mercado Municipal, conhecido como Mercadão, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, está localizado na Praça Carlos Botelho, na região central de Campinas, e foi inaugurado em 12 de abril de 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. Na época da inauguração, passava pelo local a antiga estrada de ferro Funilense, transportando sacas de açúcar mascavo, fardos de arroz e feijão, entre outros produtos.
Escola de Cadetes
Fundada em 1967, a ESPCEX, foi cenário de culto das mais importantes tradições do Exército Brasileiro. O prédio, em estilo colonial espanhol, foi planejado e ministrado pelo arquiteto Ernani Do Val Penteado. Sua imponente instalação, cercada de muito verde, com amplos espaços e torres que se destacam na paisagem urbana. No dia 23 de Janeiro de 1959, a sua sede foi transferida de São Paulo para Campinas, e a partir de 1961, a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas passou a ser a legítima confidente das tradições do ensino preparatório do Exército Brasileiro.
Caravela - Lagoa do Taquaral
Pedreira do Chapadão
Igreja dos Mórmon
Visitantes de todas as idades são convidados para uma visitação pública gratuita realizada para cada templo novo ou reformado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A visitação pública inclui um vídeo e um tour pelo templo. Depois que o templo é formalmente dedicado, a entrada é reservada para os membros fiéis da Igreja.
Concha Acústica
O Auditório “Beethoven”, instalado no Parque Portugal, popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral, conta com uma capacidade de 2.000 lugares
Bondinho
O passeio de bondinho, uma das atrações do Parque Portugal, a popular Lagoa do Taquaral. O bonde vai circular no sábado, das 12h às 16h, e no domingo, das 9h às 16h.
Nesta estação situam-se as oficinas de restauro da Maria Fumaça de Campinas. A data da inauguração da estação nova foi em 18/11/1929. Tombada pelo CONDEPACC, localiza-se no Bairro Carlos Gomes.
É um dos pontos turísticos da cidade. Proporciona um agradável passeio de trem. Com percurso total de 24 km, o passeio da Maria Fumaça recupera a história da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e do ciclo cafeeiro de Campinas e região. Além das fazendas centenárias, os participantes podem conhecer detalhadamente o funcionamento da Maria Fumaça e a oficina de restauro de locomotivas, carros e vagões, instalada na Estação Carlos Gomes.
A Maria Fumaça é operada pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – desde 1984. https://conheca.campinas.sp.gov.br/pois/802
Horários de saídas da Maria Fumaça
De Campinas: Sábado: 10h10, 15h (meio Percurso).
Domingo: 10h10, 14h30, 16h30 (meio percurso).
De Jaguariúna: Sábado: 10h (a consultar), 15h
Domingo: 10h, 12h30, 14h30.
Observatório Municipal Jean Nicolini
Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular.
Tem como missão congregar indivíduos interessados na prática da astronomia; divulgar a astronomia entre os estudantes e o público em geral; manter intercâmbio científico entre entidades congêneres; realizar pesquisas no campo da astronomia e ciências afins.
Unicamp
Fundada em 1966, a UNICAMP é uma instituição de forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade, oferecendo 70 cursos em diferentes áreas de graduação, abriga o Hospital das Clínicas, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil. A Universidade atrai estudantes e visitantes de todo mundo.
Estádio Brinco de Ouro da Princesa
O Estádio Brinco de Ouro da Princesa, ou Brinco de Ouro, é um estádio localizado em Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. É o maior estádio da cidade, inaugurado em 31 de maio de 1953. É a casa do Guarani Futebol Clube
Estádio Moisés Lucarelli
O Estádio Moisés Lucarelli é o estádio de futebol pertencente à Associação Atlética Ponte Preta, localizado na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Está localizado à Praça Dr. Francisco Ursaia, 1900